Ataques no RN 2023
Vídeo: Senado analisa com urgência requerimento do Styvenson Valentim para uso de Forças Armadas no RN

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou hoje (16), no plenário do Senado Federal que o requerimento do senador Styvenson Valentim (PODEMOS-RN) para intervenção federal e uso das Forças Armadas no Estado, está sendo analisado com prioridade. Veja o vídeo acima, divulgado pelo parlamentar potiguar:
“De fato, a situação do RN e de Natal deve ser prioridade do Senado Federal a partir de sua Comissão de Segurança Pública. E o requerimento feito pelo senador Styvenson já foi recolhido para que se possa emitir com urgência um parecer a respeito da situação”, afirmou Rodrigo Pacheco.
Segundo Styvenson, a situação é desesperador e ele já teria, também, conversado com o líder do Governo do PT no Senado, senador Jaques Wagner, para que o pedido de uso das Forças Armadas seja autorizado o mais rápido possível e o parlamentar petista concordou.
https://www.instagram.com/p/Cp2c1GRpEPQ/?utm_source=ig_web_copy_link
FORÇAS ARMADAS
As missões de GLO só são realizadas após ordem expressa do chefe do Poder Executivo. De acordo com o artigo 142 da Constituição Federal, a Lei Complementar 97 de 1999 e o decreto 3.897 de 2001, aos militares é concedida provisoriamente a atuação com poder de polícia até que a normalidade seja restabelecida.

A legislação prevê que as ações sejam em uma área restrita e por tempo determinado. O objetivo é a preservação da ordem pública, a integridade da população e do patrimônio e o pleno funcionamento das instituições.
Segundo a legislação, “as Operações de Garantia da Lei e da Ordem caracterizam-se como operações de ‘não guerra’, pois, embora empregando o Poder Militar, no âmbito interno não envolvem o combate propriamente dito, mas podem, em circunstâncias especiais, envolver o uso de força de forma limitada”.
O presidente pode decidir acionar as tropas das Forças Armadas após pedido de governadores ou ainda de presidentes dos demais Poderes constitucionais. Nas operações de GLO, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica poderão atuar de forma conjunta ou individual.
-
Destaque6 dias ago
PM de São Rafael reforça fiscalização contra som alto no Carnaval 2025
-
Geral5 dias ago
Prefeitura de São Rafael: Reunião Cancelada e Servidores Sem Respostas
-
Destaque4 dias ago
São Rafael recebe R$ 2,3 milhões no terceiro repasse do FPM de fevereiro
-
São Rafael6 dias ago
ODS: São Rafael/ RN, tem desafios em pobreza, educação e trabalho, mas se destaca em saúde e meio ambiente, aponta levantamento
-
Destaque2 dias ago
Prefeitura de São Rafael Formaliza Contratos Sem Licitação que Somam R$ 52.350,00