Política
Vídeo: Lula e Alckmin são empossados presidente e vice no Congresso
A subida do presidente Lula na rampa do Planalto, durante a cerimônia de posse teve a presença do influencer potiguar Ivan Baron, pessoa com deficiência e que participou de vários momentos da campanha do petista. Já, a Janja usou roupa orgânica, com bordados das mulheres de Timbaúba dos Batistas/RN.
Após desfilar em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ao Congresso Nacional, onde tomou posse, neste domingo (01), junto com o vice-presidente Geraldo Alckmin. No plenário, todos cumpriram um minuto de silêncio, em homenagem a Pelé e ao papa emérito Bento XVI.
Lula e Alckmin fizeram o juramento constitucional e assinaram os termos de posse. Em seguida, Lula fez seu terceiro discurso de inauguração de mandato, com cerca de meia hora de duração. Começou exaltando o sistema eleitoral.
Lula analisou a situação na qual assume a condução do Brasil e prometeu reconstruir o país. Lula anunciou também as primeiras medidas a serem tomadas.
Destacou a revogação de medidas do governo do antecessor, Jair Bolsonaro, e prometeu respeito à diversidade de gênero, de religião e de identidade cultural.
Lula prestou solidariedade às famílias dos quase 700 mil mortos pela pandemia de covid-19. Ao comentar o papel do SUS, criticou a lei do teto de gastos públicos.
Afirmou que pretende investir no desenvolvimento sustentável para que o Brasil volte a ser referência internacional. E encerrou o discurso exaltando a política como forma de resolver os problemas.
Lula e Alckmin terão os mandatos mais longos desde a volta das eleições diretas para presidente. Serão quatro anos e cinco dias. Isso porque, devido à reforma eleitoral, o próximo presidente vai tomar posse no dia 5 de janeiro de 2027.
A primeira dama, Rosângela da Silva, a Janja, que usou um conjunto de alfaiataria feito pela estilista Helô Rocha. A produção dourada foi composta por blazer com bordados na lapela, feitos pelas artesãs da cidade de Timbaúba dos Batistas, localizada a 282 quilômetros de Natal (RN), Região Seridó do estado.
Já, o potiguar Ivan Baron subiu a rampa com o presidente eleito do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de posse neste domingo (1º). Ele foi um dos representantes de grupos sociais durante a solenidade para entregar a faixa de presidente a Lula.
A transição simbólica foi feita pelo grupo composto por representantes da sociedade civil. Entre eles, está Ivan Baron. Nascido no Rio Grande do Norte, tem levado sua voz para todo o Brasil. Em perfil no Instagram ele postou imagens da preparação para o momento e celebrou a conquista. “Bora empossar o homem, @lulaoficial tô chegando!”, escreveu em publicação.
Representantes do povo brasileiro foi um grupo formado por oito pessoas:
- Francisco: uma criança de 10 anos, moradora de Itaquera, periferia de São Paulo;
- Aline Sousa: catadora, 33 anos
- Cacique Raoni Mtuktire
- Weslley Viesba Rodrigues, metalúrgico do ABC
- Murilo de Quadros Jesus, professor de português
- Jucimara Fausto dos Santos, cozinheira que ficou dez meses na Vigília Lula Livre
- Ivan Baron, influencer na luta anticapacitista
- Flávio Pereira, artesão que ficou 580 dias na vigília Lula Livre
-
Destaque7 dias ago
Barreiras políticas dificultam comunicação de Canindé da Farmácia com a população de São Rafael
-
Destaque24 horas ago
Políticos de São Rafael Aumentam Seus Próprios Salários em 36% a Partir de 2025, Mesmo em Meio à Crise Financeira
-
Destaque5 dias ago
Justiça determina bloqueio de contas do Município de São Rafael para pagamento de salários atrasados
-
Destaque7 dias ago
A Incoerência de Arthur Marinheiro: Quando o Discurso Não Combina com a Prática
-
Destaque6 dias ago
São Rafael (RN) Receberá Crédito de R$ 354.087,55 do FPM
-
Destaque4 dias ago
Deputado Paulinho Freire destina R$ 250 mil para obras em São Rafael (RN) antes de encerrar mandato
-
Destaque2 dias ago
São Rafael: 259 Anos de História, 76 de Emancipação e um Legado de Superação!
-
Destaque5 dias ago
Jornalista Adailton Amorim Refuta Acusações de Arthur Marinheiro