CONECTE-SE CONOSCO

Rio Grande do Norte

Sesap alerta sobre riscos de acidentes com animais peçonhentos

Published

on

Com a chegada do verão aumenta o número de acidentes com alguns animais peçonhentos, como escorpiões. A ida de muitas pessoas para as praias e a permanência maior das crianças em casa, por causa das férias escolares, faz aumentar o registro de acidentes com escorpiões e animais aquáticos, como caravelas e águas vivas. 

Ataques de animais peçonhentos diminui 56% em Petrópolis - Portal Giro

Por isso, é importante que nesse período sejam intensificadas as estratégias de prevenção e controle destes acidentes junto às populações expostas e de maior risco.

No período de 2018 até agora em 2021, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), o RN registrou  23 óbitos por animais peçonhentos, sendo 9 por serpentes e 3 por escorpião.

Entre 2018 a 2020, 63,6% dos acidentes por animais peçonhentos do estado foram causados por escorpião, uma média de 418 acidentes por mês, sendo que entre os meses de dezembro a março essa média é de 482 acidentes/mês, um aumento de 15%.

Já os acidentes por serpentes têm maior incidência entre os meses de maio a agosto, sendo a média anual de 58 acidentes/mês, e entre os meses de maio a agosto a média é de 83 acidentes/mês, um acréscimo de 42%.

Cuidados

Agência Minas Gerais | Funed alerta sobre acidentes com animais peçonhentos

PRIMEIROS SOCORROS

  • LAVAR COM ÁGUA E SABÃO
  • MANTER O ACIDENTADO CALMO E IMÓVEL
  • IR PARA O POSTO DE SAÚDE, PRONTO SOCORRO OU HOSPITAL MAIS
    PRÓXIMO
  • SE POSSÍVEL LEVAR O ANIMAL PARA INDENTIFICAÇÃO DO SORO MAIS
    ADEQUADO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA