CONECTE-SE CONOSCO

Rio Grande do Norte

São Rafael é um dos 506 novos municípios que vão receber a tecnologia 5G

Published

on

Após nova implementação da frequência 3,5 GHz, 92% dos brasileiros terão acesso ao sinal

A partir do dia 5 de agosto, mais de 500 municípios brasileiros, incluindo cidades da região do Vale do Açu, terão a faixa de 3,5 GHz liberada para a implantação da tecnologia 5G. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 30, pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

Com essa liberação, as prestadoras de telecomunicações que adquiriram lotes nessa faixa poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de antenas 5G. Em todo Rio Grande do Norte, 52 cidades serão beneficiadas. Na região do Vale do Açu, os municípios de Itajá e São Rafael estão entre os contemplados.

Com a inclusão desses municípios, o total de cidades com acesso ao 5G aumenta para 4.808, representando pouco mais de 92% da população do Brasil. A faixa de 3,5 GHz é considerada essencial para o funcionamento eficaz do 5G, que promete velocidades de conexão superiores em comparação com as gerações anteriores.

“A implantação do 5G está avançando a passos largos e estamos nos esforçando ao máximo para conseguir antecipar os prazos previstos no leilão. O sinal já está disponível em todas as capitais e a nossa missão é levá-lo até as pequenas cidades, para que toda a população brasileira possa usufruir dos benefícios desse serviço”, frisou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Bruno Lima, doutor em Engenharia Elétrica, explica que, para o celular enviar e receber sinais nessas ondas, ele precisa ter uma antena compatível com a mesma frequência. “Por isso, os celulares mais novos têm essa antena já acoplada e podem se comunicar em 5G. Celulares antigos não têm essa antena e, portanto, não conseguem se comunicar na frequência”, esclarece.

A chegada do 5G promete revolucionar a comunicação e o acesso à internet nas novas localidades, proporcionando uma melhoria significativa na qualidade de vida e oportunidades de desenvolvimento econômico.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA