Policial
Funcionário é libertado após 5 horas como refém de adolescentes infratores em centro socioeducativo na Grande Natal
Adolescentes infratores fizeram um funcionário refém no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Pitimbu, localizado em Parnamirim, na Grande Natal, na tarde desta quarta-feira (24). O local era conhecido antes como Ceduc.
O funcionário foi libertado, sem ferimentos, depois de negociação entre agentes educadores, policiais militares e os adolescentes após quase 5 horas como refém. Ele ficou das 14h às 19h refém dos adolescentes.
De acordo com o presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase/RN), Herculano Campos, o motim foi realizado por quatro internos inicialmente. Dois deles depois deixaram a ação e os outros dois permaneceram.
Eles renderam o funcionário, que é um educador, com hastes de antenas de uma televisão, que se tornou um objeto parecido a um facão, mas que “não tinha capacidade de força perfurante”, segundo o presidente da Fundase.
Segundo o capitão Flávio Peixoto, negociador da Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam), os adolescentes fizeram algumas reinvindicações e a partir daí houve uma negociação.
“Algumas não foram atendidas, claro, como alguns que queriam ser liberados para fuga. Isso a gente não permite, óbvio. Pediram contato com os familiares pra salvaguardar a integridade física deles, e também o contato com a imprensa”, explicou.
“Nós fomos gradativamente conversando e conseguimos obter êxito com a negociação e a libertação do agente educador sem ferimento, ileso, bem como dos adolescentes infratores”.
‘Não há maus-tratos’
O presidente da Fundase negou ainda que haja qualquer tratamento com maus-tratos aos adolescentes na unidade. “Em geral, esse tipo de acusação é a moeda de troca que eles jogam pra se fazerem de vítima. A gente não trabalha com maus-tratos de adolescente”, afirmou.
Ele pontua, no entanto, que é preciso lembrar que os adolescentes fazem parte muitas vezes de grupos criminosos.
“Lidamos com pessoas muitas das quais são articuladas com facções do crime organizado. Mas nós temos por princípio trabalhar com a segurança socioeducativa. Nós rechaçamos qualquer acusação de maus-tratos com os meninos”, pontuou.
O Corpo de Bombeiros também foi acionado e a equipe da corporação chegou a entrar na unidade. Houve relato de fogo na parte interna durante o motim.
-
Destaque22 horas ago
Vereador Arthur Marinheiro divulga fakenews sobre negociação de pagamento de salários atrasados
-
Geral2 dias ago
Servidores Públicos de São Rafael Saem de Reunião Sem Definição Sobre Salários Atrasados
-
São Rafael6 dias ago
São Rafael: Cidade com histórico de raios registra 1.537 descargas em 2024
-
Destaque5 dias ago
Prefeitura de São Rafael/RN contrata serviços jurídicos por R$ 96 mil sem licitação
-
Destaque7 dias ago
Prefeito de São Rafael se reúne com vereadores, mas mantém silêncio sobre atrasos salariais
-
Destaque6 dias ago
Prefeitura de São Rafael Suspende Programa de Escavação de Cacimbas
-
São Rafael3 dias ago
Site oficial da Câmara de São Rafael está fora do ar e redireciona para portal terceirizado
-
Geral2 dias ago
Deputada Divaneide Basílio Solicita Recuperação Urgente da RN-118 no Trecho que abrange São Rafael