Rio Grande do Norte
Falta vacina da gripe em São Rafael e mais 42 cidades do RN

De acordo com levantamento da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), pelo menos 43 municípios do Rio Grande do Norte estão sem vacina contra a Influenza.
Último levantamento foi realizado em 18 de dezembro do ano passado e não há atualizações, além de 40 cidades não terem informado a secretaria sobre a situação de seus estoques.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/E/e/nHsls9QICYpeNbc4vfwQ/foto-geovana-albuquerque-saude-df-4-18-.jpg)
Diante do aumento de casos de síndrome gripal, em São Rafael e em todo o estado potiguar, a secretaria de saúde de São Rafael realizou na quinta-feira 30/12, um dia dedicado a imunização contra a gripe H1N1, porém, as doses acabaram ainda na tarde, devido a grande procura da população.
Já, segundo a Sesap, 200 mil doses foram solicitadas ao Ministério da Saúde (MS), mas ainda não houve retorno até o momento.
Além da falta do imunizante, a expectativa é que, mesmo onde há estoque, as doses estejam em quantidade mínima. No início da segunda quinzena de dezembro, de acordo com os dados da Sesap, grande parte dos municípios tinha menos de 500 unidades disponíveis.
Nas últimas semanas o RN, passa por um surto de síndrome gripal. No mês de dezembro, o estado registrou amostras positivas de Influenza A, incluindo do subtipo H3N2. De acordo com o setor de vigilância epidemiológica da Sesap, a cepa H3N2 é de alta transmissibilidade mas a vacina previne contra os casos graves.
-
Destaque6 dias ago
Prefeitura de São Rafael recebe R$ 472 mil no primeiro repasse do FPM de abril; municípios enfrentam queda nos repasses de 2025
-
Destaque3 dias ago
Prefeitura de São Rafael firma contrato milionário para gêneros alimentícios com empresa de fora e ignora comércio local
-
Geral2 dias ago
Prefeitura de São Rafael abre inscrições para Campeonato Municipal de Futebol de Campo