Política
Fachin anula processos contra Lula e petista volta a ficar elegível
Ministro considerou a Justiça Federal do Paraná “incompetente” para tocar os processos nos casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e das doações ao Instituto Lula.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin anulou todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relacionadas às investigações da Operação Lava Jato. Com a decisão, o ex-presidente recupera os direitos políticos e volta a ser elegível.
Ao decidir sobre o pedido de habeas corpus da defesa de Lula impetrado em novembro do ano passado, Fachin considerou a Justiça Federal do Paraná “incompetente” para tocar os processos nos casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e das doações ao Instituto Lula. Segundo o ministro, o ex-juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, não era o “juiz natural” dos casos.
Agora, os processos serão analisados pela Justiça Federal do Distrito Federal, que decidirá se os atos realizados nos processos envolvendo Lula podem ser validados ou reaproveitados.
Presidente Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que acredita que o povo brasileiro não quer ter o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato em 2022. Bolsonaro afirmou que podem até existir suposições sobre o caso envolvendo o sítio de Atibaia e o triplex no Guarujá, mas que a gestão de Lula no comando do país foi “catastrófica”.
– A bolsa foi lá para baixo e o dólar foi pela para cima. Ou seja, todos nós sofremos com uma decisão como essa aí. Agora espero que a turma do STF reestabeleça o julgado – disse.
Em 14 de abril de 2015, Fachin foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga que estava em aberto havia mais de oito meses, desde a aposentadoria de Joaquim Barbosa em 31 de julho de 2014.
-
Destaque6 dias ago
Cosern corta energia de prédios públicos em São Rafael por falta de pagamento
-
Destaque5 dias ago
Profissionais da Saúde de São Rafael anunciam paralisação; atendimento médico no hospital segue até às 7h deste sábado
-
Destaque6 dias ago
Prefeito eleito Canindé da Farmácia anuncia que divulgará equipe de secretários em redes sociais
-
São Rafael6 dias ago
3ª Edição do Natal solidário encanta e reúne crianças e famílias de São Rafael/RN
-
Destaque6 dias ago
Jean Dantas é anunciado como Secretário de Obras e Serviços Públicos de São Rafael
-
Destaque5 dias ago
Prefeito Reno Marinho Consegue Suspensão de Bloqueio Judicial, Mas Situação Financeira de São Rafael Permanece Crítica
-
Destaque4 dias ago
Eleitores de Canindé da Farmácia criticam escolhas para secretariado, mas reconhecem acertos técnicos em algumas pastas
-
Geral5 dias ago
Prefeitura e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais trocam acusações sobre crise financeira em São Rafael