COVID-19
Coronavírus: Mais de 500 pacientes morreram à espera de leitos de UTI no RN
534 potiguares que morreram à espera de uma internação em um leito de UTI desde o início da pandemia. Esse número representa cerca de 13% do total de 4.024 mortes pela doença no estado. A marca que superou as 500 mortes foi atingida no último dia 11.
Os dados estão no Regula RN, plataforma que monitora em tempo real as internações e a rede de assistência para Covid-19 em todo o estado. O RN também, ultrapassou 4 mil mortes por Covid-19.
A plataforma aponta que há um crescimento nas últimas semanas de pacientes que morrem à espera de uma UTI. Apenas em março, em 17 dias, 69 pessoas morreram dessa forma – média de aproximadamente quatro por dia.
Apenas em outras duas datas mais pessoas morreram em um mesmo dia na fila de regulação para um leito de UTI: 7 de junho (12 óbitos) e 6 de junho (11 óbitos).Nos últimos 30 dias, apenas no dia 1 de março não houve óbito de paciente à espera de leito.
Como base de comparação, em fevereiro, em 28 dias, morreram 63 pessoas nesta situação. Em janeiro, durante 31 dias, foram 19 pessoas, e em dezembro, 25.
Os pacientes são regulados com a necessidade de uma UTI, mas não conseguem ser transferidos em função da alta taxa de ocupação dos leitos críticos em todo o estado. Nesta quinta, 133 pessoas aguardavam na fila de transferência.
Diante desta pressão sobre os leitos de Covid-19, o estado também tem batido recordes de pacientes internados. Atualmente, são mais de 1.060.