Destaque
Bolsonaro se pronuncia, diz que repudia depredações e também acusações feita por Lula de que teria contribuído com invasões
Jair Bolsonaro se pronunciou sobre invasões aos poderes em Brasília neste domingo. O ex-presidente disse que sempre atuou nas linhas da Constituição e que depredações fogem à regra, assim como ocorrido no Governo do PT em 2013 e 2017.
Na tarde deste domingo (8), um grande grupo de apoiadores do ex-presidente Bolsonaro invadiu a Esplanada dos Ministérios. Com palavras de ordem e ao som de hinos brasileiros, a manifestação é motivada pela eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Os manifestantes entraram no Congresso Nacional sob bombas de gás lacrimogênio.
Após conseguirem passar pelas barricadas da Polícia Militar do Distrito Federal, entraram no Palácio do Planalto, sede da Presidência da República.
Vidraças, cadeiras e mesas dos prédios públicos foram quebradas. Funcionários do Congresso Nacional que estavam de plantão foram ameaçados.
Às 15h45, o grupo invadiu o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).
No STF, chegaram a pichar nas janelas a frase “perdeu, mané”. A frase é uma alusão a uma resposta dada pelo ministro do tribunal Luís Roberto Barroso a um bolsonarista após sofrer hostilidades dos militantes durante viagem a Nova York.
Além disso, arrancaram portas e exibiram como prêmio, incluindo a do ministro do STF Alexandre de Moraes.
Paulo Pimenta, Secretário de Comunicação Social da Presidência da República, fez um vídeo relatando como ficou o Palácio do Planalto após as invasões deste domingo (08) em Brasília.
Veja como ficou o Supremo Tribunal Federal após a invasão de manifestantes neste domingo.
Lula decreta intervenção na segurança pública do DF
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou no fim da tarde uma intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. O decreto foi lido por ele em pronunciamento em que condenou a atuação dos vândalos, e vai durar até o dia 31 deste mês.
O interventor será Ricardo Garcia Capelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo é “conter o grave comprometimento da ordem pública no Distrito Federal, marcada por atos de violência e invasão de prédios públicos”.
Capelli não estará sujeito às normas distritais e poderá requisitar recursos financeiros, estruturais e de pessoal ao governo do DF para cumprir os atos necessários durante a intervenção.
Em sua fala, Lula direcionou duras críticas à atuação do governo distrital durante os atos golpistas. O presidente afirmou que houve “incompetência, má vontade ou má-fé” e acrescentou que todos os envolvidos serão encontrados, investigados e punidos.
“Eles vão perceber que a democracia garante direitos e liberdades, mas também exige que as pessoas respeitem as instituições que foram criadas para fortalecer a democracia. E esses vândalos, que poderíamos chamar de fascistas fanáticos, fizeram o que nunca foi feito na história deste país.”
-
Destaque6 dias ago
Canindé da Farmácia Ignora Prática de Nepotismo e Nomeia Filho para Cargo de Controlador Geral do Município de São Rafael
-
Destaque4 dias ago
Desportistas de São Rafael promovem mutirão de limpeza no Estádio Januarão com apoio de voluntários e gestão municipal
-
Destaque6 dias ago
Cosern realiza religação de energia elétrica nos prédios públicos de São Rafael após acordo com nova gestão
-
Destaque5 dias ago
Secretário Jean Dantas promove mutirão de limpeza em São Rafael/RN
-
Destaque6 dias ago
Coleta de lixo é retomada em São Rafael com ações emergenciais da Secretaria de Obras
-
Destaque6 dias ago
Prefeito de São Rafael/RN, Canindé da Farmácia, promove mudanças no primeiro escalão do governo municipal
-
Policial3 dias ago
Foragida de São Rafael, ‘Galega’ é presa em Assú por furtos e mandado aberto
-
Cultural1 dia ago
RN abre editais da Lei Aldir Blanc com R$ 10 milhões para projetos culturais