Rio Grande do Norte
Após 10 anos, RN retoma transplantes de coração

O Rio Grande do Norte realizou, no domingo (27), o primeiro transplante de coração após 10 anos com este procedimento paralisado no estado. Uma equipe multidisciplinar foi mobilizada para participar da ação que envolveu a Central de Transplantes do Governo do Estado, duas aeronaves, sendo uma da Força Aérea Brasileira (FAB), escoltas e a equipe de cirurgiões cardíacos do Hospital Rio Grande, única unidade hospitalar do RN habilitada pelo Ministério da Saúde para realização do procedimento.

O paciente doador teve morte cerebral após acidente de trânsito em Mossoró. A família autorizou a doação. O coração após captado teve 4 horas para ser implantado no paciente receptor que se encontrava na UTI do Hospital Rio Grande.
Em outubro passado, o Rio Grande ficou apto a promover transplantes cardíacos. O hospital foi habilitado pelo Ministério da Saúde para fazer o procedimentos nos pacientes que estejam na fila nacional de espera do Ministério da Saúde.

Todos os detalhes desta cirurgia histórica, desde a captação do órgão, ocorrido no Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, até o implante, em Natal, no paciente que aguardava na fila cardíaca do Estado, serão esclarecidos em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (28), às 11h, no auditório do Hospital Rio Grande, com a participação da equipe médica responsável e demais instituições envolvidas.
TN
-
Destaque7 dias ago
Prefeitura de São Rafael recebe R$ 472 mil no primeiro repasse do FPM de abril; municípios enfrentam queda nos repasses de 2025
-
Destaque4 dias ago
Prefeitura de São Rafael firma contrato milionário para gêneros alimentícios com empresa de fora e ignora comércio local
-
Geral3 dias ago
Prefeitura de São Rafael abre inscrições para Campeonato Municipal de Futebol de Campo