Rio Grande do Norte
Seca grave atinge 52% dos municípios do RN e deixa população sem ter o que comer

O Rio Grande do Norte é o estado mais afetado pela estiagem no Nordeste. De acordo com dados da Agência Nacional de Águas, 52% dos municípios do RN estão em seca de grau grave.
Sem a chuva, que não aparece há meses, a população mais carente tem sofrido com as consequências da estiagem e os animais estão morrendo por falta de alimentos. No território potiguar, as regiões mais afetadas são a Central e a Agreste.
No cenário, a caatinga, vegetação nativa do sertão, acompanhada de cactos e juazeiros. No chão, um verdadeiro cemitério de animais, com as carcaças do gado que não resistiu às consequências da seca e da fome.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/12/06/seca-paraiba_pb.jpg)
O agricultor Adailton de Oliveira conta que, nos últimos meses, a situação se agravou ainda mais. Em um dos currais da comunidade, pelo menos cinco animais morreram por falta de alimentação, já que o proprietário não tinha mais dinheiro para pagar as rações.
“A gente viu um rapaz chegar na casa de uma pessoa, tremendo… De fome. Ver isso dói muito! Então as vizinhas se juntaram e entregaram alguns alimentos para ele levar para casa”, conta, às lágrimas. Disse uma agricultora da cidade de Elói Chaves.
Aqui em São Rafael, a seca também tem se agravado causando prejuízo e preocupação de agricultores que usa essa renda para alimentar suas famílias, como também de criadores de animais que se encontra sem condições de comprar rações em armazém.
-
Destaque2 dias ago
Homem é baleado pela PM após tentar invadir residências armado com facão em São Rafael, RN
-
Destaque3 dias ago
Câmara Municipal de São Rafael firma contrato de R$ 61,8 mil para passagens aéreas e gera questionamentos sobre prioridades
-
Destaque3 dias ago
Câmara de São Rafael firma contrato que garante valor mensal superior ao salário de um vereador para passagens aéreas
-
Destaque7 horas ago
Vereador Fábio de Lulu, de São Rafael, confirma presença em jantar com ex-presidente Jair Bolsonaro no RN