CONECTE-SE CONOSCO

Cultural

RN abre editais da Lei Aldir Blanc com R$ 10 milhões para projetos culturais

Published

on

A Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Norte (Secult/RN) lançou nesta quarta-feira (8) o terceiro bloco de editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB RN), com investimento total de R$ 10 milhões. A iniciativa vai financiar 339 projetos culturais nas áreas de artes visuais, dança, música, teatro, entre outras.

As inscrições estão abertas até o dia 27 de janeiro e devem ser realizadas exclusivamente pelo portal Mais Cultura RN. Os recursos são provenientes da Lei Complementar nº 14.399/2022, que institui a PNAB, uma política nacional que visa fortalecer o financiamento da cultura no Brasil, promovendo a democratização e o acesso à produção cultural.

Oportunidades culturais

Os editais do Bloco II integram uma série de 21 propostas contempladas pela PNAB RN, que prevê o apoio a 1.146 projetos culturais no estado. Este é o terceiro bloco de editais lançado. Anteriormente, já foram encerradas as inscrições para o Bloco I, voltado à premiação, e o Bloco III, de Cultura Viva.

A Secult/RN anunciou que, nos próximos dias, divulgará informações sobre os editais do quarto e último bloco.

Como participar

Artistas e produtores interessados em participar dos editais podem acessar o portal Mais Cultura RN para inscrever seus projetos até 27 de janeiro.

Para dúvidas, a Secult/RN disponibiliza atendimento via WhatsApp, pelo número (84) 98614-4427, de segunda a sexta, das 9h às 18h. Também há atendimento presencial no Complexo Cultural Rampa, em Natal, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

A Política Nacional Aldir Blanc

Criada para fomentar a cultura em parceria entre União, estados, municípios e sociedade civil, a PNAB busca promover a diversidade e o acesso universal à cultura em todo o Brasil. O objetivo é fortalecer o sistema de financiamento cultural, ampliando oportunidades para artistas e produtores.

O Governo do Estado reforça o convite à classe artística para participar dos editais, destacando a importância de incentivar a produção cultural local e a democratização do acesso à cultura.

CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA