Geral
‘Cometa verde’ pode ser visto a olho nu no céu do RN; saiba como fazer
Um cometa visto no céu 50 mil anos atrás poderá ser visualizado novamente a olho nu, da Terra, nesta semana. Pesquisadores dizem que, embora não seja tão fácil encontrá-lo, algumas dicas podem facilitar a experiência.
Ele não é verde, de fato, mas ganhou o apelido pela coloração observada da Terra e que seria causada por uma reação química que emite luz de cor verde ao redor do núcleo dele.
Astrofísico e professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Dias do Nascimento publicou orientações para quem quer ver o cometa a partir do Rio Grande do Norte e outros estados do Nordeste.
Segundo ele, o primeiro passo é procurar um local com boa escuridão. A visualização será melhor no próximo sábado (4), por volta das 21h.
“O cometa está com um brilho no limite do que o olho humano consegue captar. Luzes ou mesmo a lua, que segue na sua fase crescente, podem atrapalhar. Para ver com nitidez, o ideal é utilizar um binóculo, mas também é possível enxergar a olho nu”, diz.
“Procure a estrela Capela por volta do dia 4 de fevereiro, siga na direção norte e procure abaixo dela”, orienta o professor.
Segundo ele, no Rio Grande do Norte, o cometa aparecerá um pouco mais alto no céu. Desde a quarta-feira (1º), ele pode ser visto perto do horizonte.
Mas a partir do dia 4, os potiguares já conseguirão encontrar o cometa a uma altura boa o suficiente para observação a olho nu.
No dia 10, o cometa será visível próximo a Marte, porém, o professor ressalta que ele já não estará tão próximo e visível como no dia 4.