Vale do Assú
40 anos do projeto baixo-açu: Ciclo de encontros debaterá os avanços do capital e conflitos nos territórios norte-rio-grandense
40 anos do projeto baixo-açu: lutas, resistências e desafios para o tempo presente.
Em 2023, marca os 40 anos da construção da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves. A data será resgatada num evento nas cidades do açu e em São Rafael.
O Ciclo de Encontros AVANÇOS DO CAPITAL E OS CONFLITOS NOS TERRITÓRIOS NORTE-RIO-GRANDENSE, ocorrerá entre março e julho de 2023. O primeiro Encontro traz para o debate os 40 ANOS DO PROJETO BAIXO-AÇU: LUTAS, RESISTÊNCIAS E DESAFIOS PARA O TEMPO PRESENTE.
O primeiro encontro será realizado no período de 21 a 23 de março, a Mesa de Abertura irá discutir os descompassos do progresso na promessa de redenção do Vale do Açu com a construção da Barragem Engº. Armando Ribeiro Gonçalves. As atividades se prolongarão no dia 22 de março em São Rafael, com Mesa de Encerramento no Campus de Assú no dia 23 de março de 2023.
Dentre os objetivos do evento encontra-se o fortalecimento do diálogo comunidade/universidade, entrecruzando saberes, promovendo a salutar troca de ideias para a compreensão dos projetos de intervenção do Estado em nossa região, visibilizando as lutas e resistências populares no passado recente, cuja proximidade temporal, impactos e desdobramentos no território, promovem acalorados e importantes debates que nos chamam à reflexão acerca dos modelos de desenvolvimento executados na região do Vale do Açu.
A realização contará com a importante participação dos guardiões e guardiãs da memória de São Rafael. São homens e mulheres camponeses e camponesas que vivenciaram uma das mais dura travessias nos sertões do Vale do Açu. Ainda estupefatos eles nos trazem esse passado/presente e as promessas de progresso como a grande “tempestade” , os “amontoados de ruínas” assim como o fez Walter Benjamim ao interpretar o Angelus Novus de Paul Klee.
Dentro da comissão organizadora há cinco, são-rafaelenses : Renata Oliveira (Assistente Social); Djalmir Arcanjo (Professor, escritor e historiador); Wanderline Freitas (Artista plástico); Leslie Lima, (Secretária de Educação); Salatiel (historiador).
Profa. Dra. Jovelina Silva Santos (Departamento de História – CAA/UERN)
Comissão Organizadora
Acesse o link para realizar Inscrição: https://www.even3.com.br/40-anos-do-projeto-baixo-acu/
Projeto baixo-açu
Foi em 1972, após o Estudo de viabilidade técnico econômica do Projeto Baixo Açu, realizado pela SERETE S/A ENGENHARIA, contratada pelo DNOCS, que a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves começou a tomar forma, ao passo que a barragem de Oiticica só ganhou corpo anos depois. Mais uma pesquisa, feita pela Hidroservice – Serviços Técnicos de Hidrologia, Hidrografia e Hidráulica Ltda, a mando da SUDENE, também apontou para a possibilidade de outra construção, além da barragem de Oiticica. Assim nascia o Projeto Baixo Açu.
Um dos impacto que o projeto Baixo-Açu causou foi com relação ao trabalho, economia daquele povo, já que o projeto, eliminou o antigo sistema de produção, ou seja, os moradores de São Rafael/RN e de todo o Vale do Assú, já que foram instalados na área desapropriada pelo DNOCS.
-
Destaque3 dias ago
Barreiras políticas dificultam comunicação de Canindé da Farmácia com a população de São Rafael
-
Destaque5 dias ago
Discurso de Divaldo expõe crise interna no grupo político de Canindé da Farmácia
-
Destaque6 dias ago
Prefeito Eleito Canindé da Farmácia: Definições de Secretariado Movimentam Bastidores Políticos em São Rafael
-
Cultural4 dias ago
São Rafael conclui pagamentos de projetos culturais com recursos da Lei Aldir Blanc
-
Geral4 dias ago
Quem Dá as Cartas no Grupo do Prefeito Eleito de São Rafael?
-
Destaque5 dias ago
Governo do RN Prometeu Reforma da Escola de São Rafael, Mas 3 Anos Depois, Obras Ainda Não Começaram
-
Geral4 dias ago
IPEM/RN fiscaliza venda irregular de pão francês em São Rafael e em outros municípios do estado
-
Policial5 dias ago
Atentado: Menina Armada deixa um ferido em Escola na Zona Sul de Natal; vídeo