Destaque
08 de Março: De Janeiro há 7 de março, o RN registrou um assassinato de mulher a cada 8 dias
Violação à integridade física, psicológica, dos direitos sociais e da vida. Enquanto o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher neste 8 de março, o Brasil e o Rio Grande do Norte registram aumento significativo de casos de violações de diversos direitos das mulheres.
No Estado potiguar, 205,02%. Em números absolutos: de 5.198 para 15.855 violações.
Também chama a atenção o quantitativo de feminicídios ocorridos no Rio Grande do Norte desde o dia 1º de janeiro até hoje: oito.
Esse número corresponde a um assassinato de mulher a cada 8 dias, considerando 1º de janeiro a 7 de março.
De janeiro a dezembro de 2021 foram registradas 13 ocorrências dessa natureza em todo o território norte-riograndense, contra 20 no ano anterior, segundo a Polícia Civil.
Os casos mais recentes registrados em Natal e Parnamirim, com diferença de aproximadamente 10 dias entre eles, chocaram a população pelo assassinato de duas mulheres por seus ex-companheiros que não aceitavam o processo de separação.
Ambos cometeram suicídio após matarem as mulheres com as quais dividiram anos de suas vidas. Uma delas morreu diante da mãe e das filhas.
Conforme dados da ONDH, registrados através das ligações efetuadas para o Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher, o Rio Grande do Norte somou, em 2021, um número de denúncias 103,94% maior que o ano imediatamente anterior.
Especialistas apontam que a pandemia e a necessidade de isolamento social como medida mais eficaz contra o avanço da covid-19 ampliou o tempo de permanência de agressor e vítima sob o mesmo ambiente e, como consequência, a ocorrência de mais casos de violência doméstica, principalmente. Os homens responderam por 59,41% das denúncias reportadas. A maioria dos casos ocorre dentro da casa dividida pelo agressor e vítima. Pelo menos 9.487 violações, que incluem quaisquer atos que atentem ou violem os direitos humanos de uma vítima, se deram nesses ambientes em 2021. Outros 4.544, dentro da casa da própria vítima.
Em todo o país, uma mulher foi estuprada a cada 10 minutos no Brasil em 2021, de acordo com um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta segunda-feira (7), véspera do Dia Internacional da Mulher. Os dados revelam que houve 56.098 estupros (incluindo vulneráveis), apenas do gênero feminino, no ano passado, o que indica um crescimento de 3,7% em relação ao ano anterior.
Já os dados de violência letal contabilizam 1.319 vítimas de feminicídio no período, uma leve queda de 2,4%, mas que indica o registro de um homicídio de mulher a cada sete horas no país. O documento foi elaborado com base nos boletins de ocorrência das Polícias Civis das 27 unidades da Federação.
Outro dado que chamou a atenção dos pesquisadores foi o número de registros de crimes contra meninas e mulheres durante a pandemia de Covid-19. Apenas entre março de 2020, quando o vírus chegou ao Brasil, e dezembro de 2021, o último mês com dados disponíveis, foram registrados 2.451 feminicídios e 100.398 casos de estupro e estupro de vulneráveis.
A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.
-
Destaque6 dias ago
Vereadores de São Rafael convidam prefeito Canindé da Farmácia para reunião sobre finanças e atraso de salários
-
Cultural6 dias ago
Vereador Arthur Marinheiro anuncia aulas de zumba gratuitas em São Rafael
-
Destaque6 dias ago
Presidente do SINDSEP chama servidores de “baixos”, “podres” em áudio vazado; ouça:
-
São Rafael4 dias ago
São Rafael: Cidade com histórico de raios registra 1.537 descargas em 2024
-
Destaque3 dias ago
Prefeitura de São Rafael/RN contrata serviços jurídicos por R$ 96 mil sem licitação
-
Geral7 horas ago
Deputada Divaneide Basílio Solicita Recuperação Urgente da RN-118 no Trecho que abrange São Rafael
-
Geral7 horas ago
Servidores Públicos de São Rafael Saem de Reunião Sem Definição Sobre Salários Atrasados
-
Destaque5 dias ago
Prefeito de São Rafael se reúne com vereadores, mas mantém silêncio sobre atrasos salariais